O Centro de Pesquisa das Faculdades Funorte realizou nos dias 17 e 18 de novembro, o II Simpósio dos Centros de Pesquisa, com o tema: “Uma exposição dos trabalhos de conclusão de curso”. A abertura foi realizada no auditório da Funorte/São Norberto, com palestra ministrada pelo professor e coordenador do Centro de Pesquisa da Rede Soebras, Eduardo Manuel de Almeida Leite.

Segundo a gestora do Centro de Pesquisa da Soebras/Regional Norte, Kimberly Marie Jhones, o simpósio tem como intuito divulgar os resultados das pesquisas que foram desenvolvidas pelos acadêmicos, como os trabalho de conclusão de curso em 2014. “Essa atitude valoriza os projetos feitos com qualidade e oferece uma oportunidade para os alunos apresentarem os trabalhos em um evento científico”, diz Kimberly.

A palestra abordou a importância dos acadêmicos realizarem pesquisas científicas e a valorização do idioma português.  Eduardo Manuel também fez comparação do número de pesquisas científicas realizadas no Brasil e em Portugal.  Segundo ele, o Brasil tem mais pesquisas publicadas do que Portugal. “A graduação hoje é um meio para facilitar o ingresso no mercado de trabalho. Já a pesquisa científica é uma contribuição teórica e prática para o mercado de trabalho”, completa Eduardo.

Os trabalhos científicos foram expostos e apresentados em forma de banners na Funorte/JK. Os acadêmicos do curso de Farmácia, Luiz André Santos Pereira e Evileide Anacleta da Silva apresentaram o trabalho de conclusão de curso realizado pelos dois. “É uma forma mais tranquila de apresentar a pesquisa, pois já apresentamos para a bancada de TCC. Agora nossos colegas de curso e da instituição têm a possibilidade de assistir nossas apresentações”, relata Luiz André.

“É importante os acadêmicos pesquisarem para depois que concluírem a graduação, consigam lidar com as necessidades sociais e da saúde, além de saber o tamanho da natureza do problema”, pontua  Kimberly Marie Jhones.

Minicurrículo – Eduardo Manuel de Almeida Leite

Doutor (Ph.D.) em Gestão, pela Universidade de Trás-os-Montes Alto Douro, Vila Real, Portugal. Coordenador de Pesquisa da SOEBRAS. Investigador do CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade. Diretor da E3 – Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP. Editor Consultivo, Revista de Turismo, Universidade Stefan cel Mare din Suceava, Suceava, Roménia.

e-mail:  eduardo.leite@funorte.edu.br

Christine Antonini

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *