Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista REVISTA E3?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas de submissão e avaliação de artigos: E3 – Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP (E3)

Submissão, estrutura e formato

O artigo submetido à E3 deve ser inédito. i..e., não pode ter sido ou estar sendo submetido a outro periódico, em Portugal ou em qualquer outro país. Trabalhos publicados em anais de encontros científicos, como congressos, seminários, simpósios etc. são considerados inéditos. Portanto, a E3 estimula autores desses trabalhos a formatá-los no padrão de artigos e submetê-los para avaliação. Os artigos submetidos à E3 serão, preliminarmente, examinados pelo Editor quanto à sua adequação à missão e objetivos do periódico. Caso atendam essa condição, serão avaliados pelo sistema de avaliação cega por pares (double blind review) por, no mínimo, dois consultores do Corpo de revisores (referees) do periódico.

Os artigos podem ser submetidos em português.

Os artigos serão submetidos por meio de formulário electrónico disponível no site da revista (http://www.revistae3.com)

O editor de texto aceite é o Word 6.0 ou superior;

Fonte: Times New Roman, tamanho 12;

Espaçamento entre linhas: 1,5;

Alinhamento: justificado;

Margens: superior e esquerda: 3 cm, inferior e direita: 2 cm;

Número de palavras, incluindo título, resumo, texto, referências e ilustrações: entre 6.000 e 8.000 palavras para artigos teórico-empíricos;

As citações devem ser feitas no corpo do texto no sistema autor-data, incluindo os números de páginas (quando for o caso), conforme norma da Associação Americana de Psicologia (APA);

As referências completas das obras citadas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, conforme orientações da APA;

As ilustrações, tais como figuras, quadros e tabelas devem ser elaboradas segundo as normas da APA, sempre em preto e branco, juntamente com legendas, créditos e fonte. Caso haja ilustrações importadas de outros programas, como o Excel e Power Point, enviar também o arquivo de origem;

Notas de referência e explicativas devem ser evitadas. As notas estritamente necessárias devem ser numeradas sequencialmente no corpo do texto e inseridas no final do texto, antes das referências;

O artigo deverá ser submetido em um arquivo contendo o texto do artigo propriamente dito, com as características descritas a seguir. Na primeira página deverão constar: a. título do artigo (em português e em inglês); b. resumo, contendo entre 120 e 160 palavras; c. entre três e cinco palavras-chave; d. abstract (texto com o mesmo conteúdo do resumo em inglês); e. key words. A partir da segunda página deve vir o corpo do artigo;

Para garantir o anonimato do processo de avaliação o(s) autor(es) não deve(m) se identificar no corpo do artigo;

O conteúdo dos artigos deve conter, sempre que possível: a. objetivos; b. marco teórico de referência; c. metodologia; d. resultados e discussão; e. conclusões, limitações, recomendações de natureza académica e prática; f. referências; e g. apêndices e anexos.

Processo de avaliação

O objetivo da avaliação é ajudar os autores a melhorar a qualidade de seus trabalhos, fornecendo avaliações construtivas e em tempo razoável, preparadas por acadêmicos experientes. A E3, considera o processo de avaliação etapa fundamental para o aperfeiçoamento dos artigos. Por esse motivo, os avaliadores da E3 são incentivados a apresentar, além do parecer quanto à publicação, sugestões de melhoria quanto ao conteúdo e à forma do texto.

O processo de avaliação de artigos submetidos à E3 consta de duas etapas. A primeira, uma avaliação preliminar do Editor e Editores Adjuntos, que examina a adequação do trabalho à linha editorial do periódico e fazem a avaliação preliminar (Desk Review). A segunda, a avaliação propriamente dita, no sistema avaliação cega por pares (double blind review), a ser realizada por dois consultores ad hoc.

A avaliação considera, primordialmente, a qualidade científica do texto, com foco nos seguintes aspectos:

- Atualidade do tema;

- Originalidade do trabalho;

- Relevância e consistência teórica do texto para o desenvolvimento da área de conhecimento;

- Qualidade do referencial teórico utilizado;

- Qualidade de redação e organização do texto;

- Contribuição do trabalho para o conhecimento administrativo e/ou para ação administrativa em organizações;

- Metodologia utilizada: propriedade, qualidade, nível de sofisticação;

- Qualidade da análise e discussão dos dados (se for o caso);

- Conclusões: consecução, fundamento e coerência.

O resultado da avaliação será encaminhado ao primeiro autor do trabalho, por email. Estima-se um prazo total de noventa dias, a partir da data de aceitação na avaliação preliminar (Desk Review) até o primeiro parecer sobre o artigo;

Depois de aprovado, o artigo passa por revisão ortográfica e gramatical, antes de sua publicação na E3.

Responsabilidade por textos publicados na E3

Os artigos publicados na E3 são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os direitos, inclusive de tradução, são reservados e transferidos à E3.

É permitido citar partes dos textos publicados na E3, desde que atendidas as condições previstas em legislação que rege a matéria.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à Revista E3  e à Editora Académica. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a Revista E3 utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.

Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.